Início > Dicas > Guia sobre formatação de disco rígido ensina quando e como realizar a tarefa

Guia sobre formatação de disco rígido ensina quando e como realizar a tarefa

 

Seu computador anda cada vez mais lento. De repente, abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo fica impossível. Cada clique do mouse leva você à beira de um ataque de nervos, com a demora na resposta. E eis que surge aquele seu amigo com um conselho que parece mágico: por que você não formata sua máquina?

Para quem não é muito íntimo da informática, a formatação é o processo que “apaga” o sistema operacional e todos os arquivos do disco rígido do seu computador (mais especificamente, o sistema operacional é reescrito e perde a referência da localização dos arquivos).

Ela é uma opção radical, recomendada em casos como o descrito acima, quando a máquina começa a dar sinais de cansaço: depois de alguns anos de uso, muito aplicativos e arquivos instalados e desinstalados depois, o computador fica lento, não responde corretamente aos comandos e trava constantemente.

A formatação ainda é indicada em casos em que não foi possível remover um vírus do computador por softwares de segurança. Com os arquivos de sistema corrompidos, a formatação do disco rígido (ou HD) ajuda a eliminar a praga virtual.

“Em geral, a formatação funciona como um diagnóstico da máquina, mostrando se o problema é do hardware [componentes físicos] ou software [sistema e aplicativos]”, explica Plínio de Aquino Jr., professor do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do Laboratório de Engenharia de Usabilidade da FEI.Se após a formatação e reinstalação do sistema o computador continuar travando, isso pode indicar que há algum defeito no hardware – você pode então trocar alguns componentes ou, se nada funcionar, talvez seja o caso de pensar em comprar uma máquina nova.

Mas, se a máquina voltou a operar normalmente, o problema era em relação ao software.

Com a ajuda da equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI, o UOL Tecnologia preparou um passo a passo para a formatação de computadores com sistema Windows XP e Windows 7, tanto para quem não tem onde fazer um backup e como para quem tem.

Mas antes de se aventurar na tarefa, confira alguns cuidados prévios importantes.

Fonte:tecnologia.uol.com.br

Anúncios
Categorias:Dicas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: